Declaração do governador ocorreu em evento da Lide, do ex-governador João Doria, em que prometeu a entrega de 514 apartamentos em até 5 meses para atingidos pela tragédia. ‘Nós vamos transformar São Sebastião em um grande case de sucesso e de parceria’. Rodovia Rio-Santos deve ser liberada nos próximos dias, diz governador. O governador de SP, Tarcísio de Freitas, durante coletiva de imprensa
Reprodução/Governo de SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira (13) que os desabrigados e desalojados da tragédia do Litoral Norte, no início de fevereiro, estão abrigados na rede hoteleira da região sem gasto por parte do governo do estado.
Segundo o governador, quem banca a estadia das pessoas que perderam suas casas é a iniciativa privada. Das 65 mortes no Litoral Norte, 64 delas foram em São Sebastião.
“Hoje, todos os desabrigados e desalojados de São Sebastião estão na rede hoteleira e não está saindo um real dos cofres do governo do estado. Toda a despesa está sendo paga pela iniciativa privada, que não faltou um minuto”, disse Tarcísio.
O governador deu a declaração para empresários em evento da Lide (Grupo de Líderes Empresariais), que tem entre os seus fundadores o ex-governador João Doria. Ele destacou em mais de um momento a generosidade e solidariedade demonstrada pelos empresários para auxiliar o governo do estado na tragédia. “Muito obrigado porque vocês atenuaram o sofrimento de muita gente”, disse.
Durante sua fala, Tarcísio anunciou que assinará nesta segunda contrato para a construção de 514 apartamentos para os desabrigados de São Sebastião.
“E a nossa ideia é que no mais tardar em 150 dias a gente esteja com a chave na porta*. E o mais interessante: já tem muito empresário querendo doar os móveis, querendo doar o eletrodoméstico. Então as pessoas vão entrar e ainda vão receber a casa montada. E isso alivia o sofrimento”, disse Tarcísio.
O governador disse que transformará “São Sebastião num grande case de sucesso e de parceria do governo do estado com a iniciativa privada” e, logo em seguida, agradeceu os empresários pelo suporte dado na tragédia. Citou, entre outras coisas, oferta de mantimentos, água mineral, cobertor e colchões.
“Vocês não têm ideia de como foi ver uma criança que acabou de passar por um trauma, perdeu tudo, perdeu sua casa, perdeu seus móveis, está lá com a família alojada numa escola e, de repente, saí, vai para um hotel, tem piscina, tem acolhimento, tem carinho. Isso faz a diferença”, afirmou, ainda sobre o abrigo dado para os impactados pela tragédia em São Sebastião.
Leia também:
Tragédia no Litoral Norte de SP: Saiba quem são as vítimas do temporal devastador
Ao menos 17 cidades da Grande SP não investem em núcleos preventivos contra desastres em comunidades
Chuva deixa toda cidade de SP em estado de atenção para alagamentos nesta segunda
Liberação da Rio-Santos
O governador também disse no encontro que é questão de dias para a Rodovia Rio-Santos ser totalmente liberada para trânsito. Em outro aceno aos empresários, agradeceu pelas máquinas oferecidas para a liberação da via quando existiam mais de 20 pontos de bloqueio.
“Foi a CCR mandando máquina, foi a Eco mandando máquina, foi a Queirós mandando máquina. Até a Comgás mandou máquina para lá. E, de repente, a gente tinha lá mais de 20 escavadeiras trabalhando e alguns dias, poucos dias, nós liberamos toda a Rio-Santos”, disse Tarcísio.
Desabrigados do litoral norte vão ser levados para pousadas