Agentes da Força Nacional do SUS vão a Roraima nesta segunda para atender povo Yanomami

agentes-da-forca-nacional-do-sus-vao-a-roraima-nesta-segunda-para-atender-povo-yanomami


Indígenas na área sofrem com grave desnutrição e malária, por exemplo; Lula visitou estado no sábado. Segundo Ministério da Saúde, 13 agentes vão atuar em hospital de campanha na região. Povo Yanomami: governo declara emergência sanitária e envia ajuda
O Ministério da Saúde informou que 13 agentes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) viajarão nesta segunda-feira (23) para Boa Vista (RR) para reforçar o atendimento ao povo indígena Yanomami.
Com mais de 370 aldeias e quase 10 milhões de hectares que se estendem por Roraima, pela fronteira com a Venezuela e pelo Amazonas, a terra indígena Yanomami enfrenta uma crise na saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, os 13 agentes vão atuar em um hospital de campanha na região.
Governo resgata indígenas Yanomami com desnutrição e malária
Saiba como ajudar crianças Yanomami
Yanomami fotografada em estado grave morre de desnutrição
Segundo o Ministério dos Povos Indígenas, 99 crianças Yanomami morreram na região em razão do avanço do garimpo ilegal no local. As causas da morte são, na maioria, por desnutrição, pneumonia e diarreia.
Além disso, ainda segundo o ministério, ao menos 570 crianças foram mortas pela contaminação por mercúrio, desnutrição e fome na região.
Presidente Lula visita casa de saúde que cuida do povo Yanomami, em Roraima
Condição ‘desumana’
O presidente Lula esteve na região no último sábado (21) e afirmou ser uma condição “desumana” a vivia pelos indígenas Yanomami.
“Se alguém me contasse que em Roraima tinham pessoas sendo tratadas dessa forma desumana, como vi o povo Yanomami aqui, eu não acreditaria. O que vi me abalou. Vim aqui para dizer que vamos tratar nossos indígenas como seres humanos”, declarou o presidente na ocasião.
Ao lado de Lula a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, afirmou que o governo Jair Bolsonaro deve ser responsabilizado por ter permitido que a situação na região se agravasse.
“Precisamos também responsabilizar o governo anterior por ter permitido que essa situação se agravasse ao ponto de a gente chegar aqui e encontrar adultos com peso de criança, e crianças em uma situação de pele e osso”, disse a ministra.

Mata

0 comments on “Agentes da Força Nacional do SUS vão a Roraima nesta segunda para atender povo Yanomami

Leave a Reply

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: