Dom Evaristo Spengler é nomeado bispo da Diocese de Roraima

dom-evaristo-spengler-e-nomeado-bispo-da-diocese-de-roraima



Sacerdote de 62 anos foi nomeado pelo Papa Francisco na manhã desta quarta-feira (25). Evaristo Spengler assume o cargo deixado por Dom Mário Antônio, vago desde fevereiro de 2022 Dom Evaristo Pascoal Spengler era Bispo de Marajó (PA) desde 2016
Reprodução/Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil
O Papa Francisco nomeou Dom Evaristo Pascoal Spengler como novo bispo da Diocese de Roraima após quase um ano da saída de Dom Mário Antônio da Silva. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (25).
A Diocese de Roraima estava sem bispo desde fevereiro do ano passado, quando Dom Mário Antônio da Silva foi transferido para a arquidiocese de Cuiabá (MT).
Dom Evaristo Pascoal Spengler era o bispo da prelazia de Marajó, no Pará, desde 2016. O catarinense de 62 anos também é presidente da Comissão Especial Pastoral para o Enfrentamento ao Tráfico Humano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Histórico
Dom Evaristo Pascoal Spengler, novo bispo da Diocese de Roraima
Reprodução/Vatican News
Nascido em Gaspar, município de Santa Catarina em 29 de março de 1959, Dom Evaristo Pascoal Spengler concluiu os cursos de Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Franciscano em Petrópolis (RJ). O sacerdote possui especialização em Bíblia e pós-graduação em Teologia Bíblica pelo Estúdio Bíblico Franciscano, em Jerusalém.
Em Petrópolis, Dom Evaristo Pascoal Spengler realizou a profissão solene na Ordem Franciscana dos Frades Menores e foi nomeado sacerdote em 1984.
Como sacerdote, Dom Evaristo Spengler atuou como vigário em paróquias do estado do Rio de Janeiro entre os anos de 1984 e 1996. De 2001 a 2010, o catarinense foi missionário em Angola, no continente africano.
Em 2016, o sacerdote foi nomeado Bispo Prelado de Marajó e, dois meses depois, se tornou oficialmente bispo. Além de presidir a Comissão Especial Pastoral para o Enfrentamento ao Tráfico Humano, Dom Evaristo Spengler é membro da Comissão Especial Episcopal para a Amazônia e presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil saudou e celebrou a nomeação de Dom Evaristo Spengler através de uma carta assinada pelo presidente e vice-presidentes da CNBB, um deles o ex-bispo de Roraima, Dom Mário Antônio.
“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil recebeu com alegria a notícia da sua nomeação como bispo da diocese de Roraima. Desejamos um profícuo ministério, e que o testemunho e a coragem do Apóstolo Paulo sejam inspiração nesta nova etapa de seu ministério”, diz trecho da carta da CNBB.

valipomponi

0 comments on “Dom Evaristo Spengler é nomeado bispo da Diocese de Roraima

Leave a Reply

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: