Fenômeno de ‘raios vermelhos’ ilumina céu e é flagrado por câmera em SC; VÍDEO

fenomeno-de-‘raios-vermelhos’-ilumina-ceu-e-e-flagrado-por-camera-em-sc;-video



Os chamados ‘sprites vermelhos’ são tipos de descargas elétricas que ocorrem acima das nuvens, explica astrônomo. Registro foi feito em Monte Castelo. Fenômeno ‘sprites’ vermelhos é flagrado por câmera no Norte de SC
O fenômeno conhecido como “sprites vermelhos” ou “raios vermelhos” coloriu e iluminou o céu em Monte Castelo, no Norte catarinense, onde foi flagrado (assista acima). Trata-se de tipos de descargas elétricas que ocorrem acima das nuvens e, geralmente, possuem cor avermelhada, explicou o astrônomo Jocimar Justino, dono da câmera que fez o registro.
Os “sprites vermelhos” foram vistos no céu da cidade em 13 de janeiro às 20h26, segundo ele. “Sabe-se que eles ocorrem sobre nuvens de tempestade. Não é algo muito comum de se ver e registrar em partes por causa de sua curta duração. Duram apenas alguns milissegundos”, afirmou o astrônomo.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
“É bem curioso, porque eles se parecem com fadas, polvos, águas-vivas. Antigamente até achavam que fossem espíritos”, disse Justino.
O que são “sprites vermelhos”?
A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) explicou que os “sprites vermelhos” ocorrem acima de nuvens de tempestade e são gerados por intensas cargas elétricas que partem do topo das nuvens e vão até o limite da mesosfera, a cerca de 95 quilômetros de altitude.
Fenômeno dos ‘sprites vermelhos’ é flagrado por câmera em Monte Castelo
Reprodução/Jocimar Justino
Em determinado momento, essa descarga elétrica gera um flash de plasma que, por alguns milissegundos, torna-se iluminado, com diversos formatos.
VÍDEO: Estação espacial é registrada em câmera de SC
Moradores de Chapecó relatam tremor de terra e prédio é evacuado
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado no g1 SC

valipomponi

0 comments on “Fenômeno de ‘raios vermelhos’ ilumina céu e é flagrado por câmera em SC; VÍDEO

Leave a Reply

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: