Estado registra ações criminosas em 19 cidades, com ataques a prédios de órgãos públicos, ônibus do transporte público e bases da Polícia Militar. Ônibus queimado em Mãe Luiza, em Natal, RN
Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), solicitou nesta terça-feira (14) o apoio da Força Nacional para combater a série de ações criminosas que ocorrem no estado desde a madrugada. Ao todo, 19 cidades do estado registraram ocorrências.
Fátima Bezerra cumpre agenda em Brasília e participou, de forma virtual, de uma reunião ao lado do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, e do secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar.
O governo disse ainda que neste momento “todas as forças estaduais de segurança pública estão com os efetivos totalmente mobilizados” no combate às ações criminosas das últimas horas.
Até o momento, segundo a polícia, as operações para combater os ataques tiveram:
16 suspeitos presos;
5 armas de fogo apreendidas;
18 artefatos explosivos apreendidos;
3 galões de gasolina apreendidos;
4 motos apreendidas;
1 carro apreendido;
dinheiro;
drogas.
Mais cedo, a governadora do Rio Grande do Norte se manifestou através das redes sociais e classificou as ações criminosas no estado como “inaceitáveis” e “repugnantes”.
“Eu quero declarar todo nosso repúdio aos inaceitáveis episódios de violência ocorridos hoje (terça-feira) no nosso estado, e declarar que todo trabalho está sendo feito para que os criminosos sejam presos, julgados e punidos com todo o rigor da lei”, falou em vídeo publicado nas redes sociais”, disse.
LEIA TAMBÉM
Cidades do RN têm madrugada de ataques a tiros e incêndios em comércios, veículos e órgãos públicos
Funcionário de empresa de ônibus é atingido por tiro durante ataque criminoso em Natal
Criminosos ateiam fogo em ônibus e ameaçam população em novo ataque no RN: ‘Se denunciar, vai ter morte’
FOTOS: Cidades do RN têm madrugada de ataques
Mais de dez cidades do Rio Grande do Norte sofrem ataques violentos
Ataques
As ocorrências começaram na madrugada desta terça-feira (14). Dezenove cidades do estado registraram tiros e incêndios em prédios públicos, comércios e veículos. Dezoito pessoas foram presas, um foragido da Justiça recapturado, e uma pessoa morreu em confronto com a polícia.
Entre os alvos estão um fórum de Justiça, duas bases da PM e uma prefeitura e um banco. Também foram atingidos uma loja de motos e carros que estavam estacionados nas ruas e em garagens públicas, além de ônibus do transporte público e escolar em Natal, Parnamirim e Macaíba.
Ônibus escolares incendiados em Governador Dix-Sept Rosado (RN) em agosto de 2016
Divulgação/PM
Na madrugada, o Fórum de Justiça de Parnamirim, foi alvo de dezenas de tiros de arma de fogo. Na cidade, ao menos dois carros da secretaria de obras e um ônibus foram incendiados. O fogo no ônibus atingiu a rede de energia elétrica e provocou a interrupção no fornecimento de energia para 107 casas no bairro Emaús, segundo a companhia que administra o serviço.
Em Natal, houve ataques a duas bases da Polícia Militar na Zona Oeste da cidade. Criminosos atiraram contra os prédios e tentaram atear fogo.
Na segunda maior cidade do estado, Mossoró, no Oeste potiguar, houve ocorrência em um prédio onde a prefeitura abastece os veículos do município. Também houve ataques a dois caminhões da prefeitura, no bairro Parque das Rosas, e a um caminhão de lixo, no bairro Redenção.
Em Macaíba, ônibus escolar e carro ficaram destruídos após criminosos colocarem fogo
Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
Vídeos mais assistidos do g1 RN