Além de atingir vegetação, fogo chegou a bloquear rodovia. No local, estão espécies raras que não estão sob nenhum mecanismo de proteção e possuem distribuição restrita. Incêndio no Parque Estadual Serra do Tabuleiro
Corpo de Bombeiros de Santa Catarina/Divulgação
O incêndio de grandes proporções que atingiu o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro em Palhoça, na Grande Florianópolis, foi extinto na manhã deste domingo (2). O Corpo de Bombeiros Militar trabalhou no combate do fogo por 19 horas. Não houve feridos.
O parque é a maior unidade de conservação em terra de Santa Catarina e abrange oito municípios na Grande Florianópolis. No local, estão espécies raras que não estão sob nenhum mecanismo de proteção e possuem uma distribuição restrita.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Além de atingir a vegetação da área, o fogo chegou a bloquear a rodovia Evádio Paulo Broering, que liga a BR-101 à praia da Pinheira. Não foi informado a área atingida e nem o que causou o incêndio.
Considerando o histórico do local, que já registrou outras ocorrências de incêndio ao longo dos anos, os bombeiros mantém uma equipe na área do parque para monitora a área com um drone.
Incêndio em parque estadual de SC é extinto
Corpo de Bombeiros de SC/Divulgação
No total, mais de 25 bombeiros e 6 viaturas, além do Helicóptero Arcanjo, auxiliaram nos trabalhos. No chão, os socorristas usaram abafadores (veja a imagem acima).
Vídeo mostra destruição no Parque da Serra do Tabuleiro
Queimadas elevam risco de extinção de espécies no parque
Defensor do parque do Rio Vermelho, policial trabalha contra destruição por incêndios
Incêndio atinge área florestal no Parque da Serra do Tabuleiro
Parque
O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de 1% do território catarinense. Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Paulo Lopes e Garopaba. Fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.
Segundo o governo estadual, após setembro de 2019, quando um dos maiores incêndios da história atingiu o parque, a Defesa Civil criou um grupo de trabalho para organizar o enfrentamento aos incêndios na Baixada do Maciambú, na região do município de Palhoça.
O plano, além de organizar a primeira resposta, definiu equipamentos, comunicação social, sinalização dos acessos de combate, organização de Brigadistas Voluntários, entre outros.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado em g1 SC