Prefeitura de Campinas diz que árvore que caiu na Lagoa do Taquaral e matou criança ‘estava aparentemente saudável’

prefeitura-de-campinas-diz-que-arvore-que-caiu-na-lagoa-do-taquaral-e-matou-crianca-‘estava-aparentemente-saudavel’



Secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulela afirmou que, após ‘análise ótica’, técnicos verificaram que não há indícios de doenças ou pragas no eucalipto. Acidente aconteceu neste terça; mulher foi atingida. Secretário fala sobre queda de árvore que causou morte de criança em Campinas
A Prefeitura de Campinas (SP) afirmou que a árvore que caiu na Lagoa do Taquaral e matou uma criança de 7 anos estava saudável. O acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (24). Uma mulher também foi atingida.
Em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, o secretário de Serviços Públicos da metrópole, Ernesto Paulela, informou que, após uma “análise ótica”, a conclusão foi que o eucalipto estava “aparentemente sadio” e não há indícios de doenças ou pragas. Segundo o titular da pasta, o motivo para a queda foi a saturação do solo por conta da quantidade de chuvas.
“Em janeiro já choveu mais de 500 milímetros contra a média histórica de 270. Aqui na Lagoa, há duas semanas, a gente já estava tirando o peso do eucalipto para evitar possíveis quedas. O eucalipto que caiu é de menor porte, que está no fragmento florestal de eucaliptos da lagoa”, disse o secretário.
Após o acidente, o governo municipal anunciou o fechamento de todos os parques da cidade por conta do risco de queda devido à umidade do solo. Paulela ainda afirmou que, enquanto os indíces de chuva estiverem altos em Campinas, os espaços não poderão ser reabertos.
O parque foi fechado e os visitantes foram retirados do local. A mulher atingida foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anchieta e depois encaminhada ao Hospital Municipal Doutor Mário Gatti, em estado grave.
Queda de árvore matou criança nesta terça
Parque é fechado após acidente que matou criança em Campinas
Prefeitura fecha todos os parques e praças da cidade
O acidente aconteceu próximo à lagoa dos pedalinhos. A árvore, que fica ao lado da pista de caminhada, despencou e ficou atravessada. O capitão do 1º Sub Grupamento do Corpo de Bombeiros, Luiz Fernando Marucci Bassin, afirmou que o óbito da criança foi constatado no local.
“A pancada da árvore pegou bastante a região femural e ela acabou entrando em choque hipovolêmico no local e avançou a óbito. É uma árvore bastante grande, temos muitas árvores assim no parque. É um eucalipto. A análise técnica será feita pelos órgãos competentes, mas a árvore estava aparentemente saudável, mas o solo estava muito úmido e raiz acabou se descolando”, disse.
Árvore caiu na Lagoa do Taquaral e matou uma pessoa em Campinas
Valéria Hein/CBN Campinas
A queda da árvore assustou muito as pessoas que estavam no local realizando atividades físicas. Os pais da criança não foram atingidos pela árvore, mas a mãe ficou em estado de choque e também precisou ser socorrida.
‘Evitar circular em áreas com muitas árvores’
Em nota, a Prefeitura de Campinas afirmou que se solidariza com a família das vítimas e se colocou à disposição para prestar todo o auxílio necessário.
Além disso, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) pede à população que “evite circular em áreas com muitas árvores” por conta do risco de queda.
“Por causa das chuvas constantes desde dezembro, a situação em várias partes da cidade é de solo encharcado, o que aumenta o risco de quedas de árvores”, diz o texto da administração.
Árvore caiu na Lagoa do Taquaral, em Campinas, e matou criança
Reprodução/EPTV
Chuvas castigaram a cidade
Campinas vive uma situação de destruição por conta dos fortes temporais da última semana, especialmente na quinta-feira, quando choveu 125 milímetros – a terceira maior precipitação da história da cidade.
A Defesa Civil registrou a queda de pelo menos 200 árvores, pontes caíram e famílias ficaram desabrigadas. O governo municipal chegou a decretar emergência.
A Pedreira do Chapadão, outro espaço de lazer do município, foi interditada na segunda-feira por conta do risco de desmoronamento de pedras provocadas pela chuva.
Árvore despencou em cima de criança na Lagoa do Taquaral, em Campinas
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Vittorio Ferla

0 comments on “Prefeitura de Campinas diz que árvore que caiu na Lagoa do Taquaral e matou criança ‘estava aparentemente saudável’

Leave a Reply

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: