Todo o processo é gratuito. O processo de seleção não inclui a prova de vestibular, mas pode exigir entrevista, carta de intenções e prova teórica ou prática. Período de inscrição vai até 3 de março. Sede da Reitoria da UFRGS em Porto Alegre
Flávio Dutra/UFRGS
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abriu nesta quinta-feira (23) as inscrições para refugiados que desejam estudar na instituição. São oferecidas 121 vagas em 38 cursos de graduação. Veja abaixo a lista de cursos e o número de vagas oferecidas.
Para se inscrever, os candidatos devem acessar o Edital de Ingresso de Pessoas em Situação de Refúgio e comparecer presencialmente à Divisão de Vida Acadêmica (Av. Paulo Gama, nº 110, Prédio Anexo I da Reitoria) de segunda a sexta-feira, das 9h às12h e das 14h às 17h, com a documentação necessária. O período de inscrição segue até dia 3 de março.
UFRGS aprova política de cotas para pós-graduação
A inscrição é gratuita e aberta a todos os interessados que cumprirem as exigências. O processo de seleção não inclui a prova de vestibular, mas pode exigir entrevista com uma banca, apresentação de carta de intenções, prova teórica ou prova prática, dependendo do curso escolhido.
É necessário comprovar situação de refúgio no Brasil, ingresso decorrente de reunião familiar ou condição de regularizado no país por razões humanitárias. Além disso, os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio. Caso a formação tenha sido feita no exterior, deve ser apresentada uma declaração de equivalência de estudos.
Edital foi interrompido na pandemia
O edital de ingresso para refugiados existe desde 2015 na UFRGS. Após interrupção durante a pandemia, o processo foi retomado em 2022. De acordo com Leandro Raizer, vice-pró-reitor de Graduação da UFRGS, a importância do edital transcende as questões humanitárias:
“É um momento muito importante para a universidade, porque coloca a UFRGS ao lado de grandes instituições do mundo que têm essa tradição de acolher pessoas em situação de refúgio. Além da questão humanitária envolvida, entendemos que a ampliação da diversidade, com esses estudantes, contribui para a excelência da instituição. Muitos têm formação em seus países de origem, falam diversas línguas, e isso agrega muito à universidade”, diz Raizer.
A UFRGS também oferece, gratuitamente, cursos que ajudam na adaptação de estrangeiros, como o de língua portuguesa. Os principais países de origem de estudantes refugiados são Haiti, Venezuela, Congo e Guiné-Bissau.
O resultado das inscrições será publicado em 17 de março, às 14h, no site da Prograd. Mais informações e consultas sobre dúvidas devem ser solicitadas junto à Divisão da Vida Acadêmica, pelo e-mail diva@decordi.ufrgs.br.
Cursos
Agronomia – 2 vagas
Biblioteconomia – 5 vagas
Biologia Marinha – 1 vaga
Biotecnologia – Biotecnologia Molecular – 1 vaga
Biotecnologia – Bioinformática – 1 vaga
Ciência da Computação – 4 vagas
Ciências Atuariais – 5 vagas
Ciências Contábeis – 10 vagas
Ciências Econômicas – 3 vagas
Dança – 1 vaga
Engenharia Cartográfica e de Agrimensura – 3 vagas
Engenharia de Alimentos – 4 vagas
Engenharia Química – 2 vagas
Fisioterapia – 2 vagas
Fonoaudiologia – 2 vagas
Geografia (bacharelado) – 2 vagas
Geografia (licenciatura) – 2 vagas
História (bacharelado diurno) – 2 vagas
História (bacharelado noturno) – 2 vagas
História (licenciatura diurno) – 1 vaga
História (licenciatura noturno) – 1 vaga
Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – 10 vagas
Matemática (bacharelado diurno) – 5 vagas
Matemática (licenciatura diurno) – 5 vagas
Matemática (licenciatura noturno) – 5 vagas
Medicina Veterinária – 2 vagas
Museologia – 5 vagas
Música (licenciatura) – 2 vagas
Música (bacharelado) – 3 vagas
Odontologia (bacharelado diurno) – 1 vaga
Odontologia (bacharelado noturno) – 1 vaga
Pedagogia (licenciatura) – 5 vagas
Psicologia (bacharelado noturno) – 3 vagas
Relações Internacionais – 3 vagas
Saúde Coletiva (bacharelado noturno) – 10 vagas
Teatro (licenciatura) – 2 vagas
Teatro (bacharelado) – 1 vaga
Zootecnia – 2 vagas
VÍDEOS: Tudo sobre o RS