Vídeo registra gritos de mulher por socorro logo após árvore cair e matar criança na Lagoa do Taquaral, em Campinas; assista

video-registra-gritos-de-mulher-por-socorro-logo-apos-arvore-cair-e-matar-crianca-na-lagoa-do-taquaral,-em-campinas;-assista



Mulher relata, em desespero, necessidade de socorro após acidente na manhã desta terça. Samu diz que criança tinha ‘aproximadamente 5 anos’; outra mulher ferida foi levada para UPA Anchieta. Veja imagens gravadas logo após árvore gigante cair e atingir família na Lagoa do Taquaral
Um vídeo gravado logo após uma árvore cair e matar uma criança de 7 anos na Lagoa do Taquaral, em Campinas (SP), registrou gritos de uma mulher por socorro. O acidente no principal ponto turístico da cidade ocorreu na manhã desta terça-feira (24) e uma mulher, de 27, também foi atingida.
Pela gravação de 36 segundos é possível perceber o desespero da mulher, que não foi identificada até esta publicação, para conseguir apoio para a vítima.
“Nossa criança […] Ninguém veio socorrer, já está aqui há dez minutos. Não tem um bombeiro, uma ambulância aqui. Não tem nada até agora”, gritou.
Árvore caiu na Lagoa do Taquaral, em Campinas, e matou criança
Reprodução/EPTV
De acordo com o Samu, a criança tinha “aproximadamente 5 anos”, enquanto a mulher atingida foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anchieta e depois encaminhada ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, em estado grave. Os pais da criança não foram atingidos pela árvore, contudo, a mãe ficou em estado de choque e também foi socorrida para a mesma UPA.
O acidente foi perto da lagoa dos pedalinhos. A árvore, um eucalipto gigante que fica ao lado da pista de caminhada, despencou e ficou atravessada. A prefeitura diz que ele estava “aparentemente sadio”.
Equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço Municipal de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Defesa Civil e da Guarda foram até o local. O parque foi fechado e visitantes foram retirados do local.
LEIA MAIS
Prefeitura diz que árvore que caiu e matou criança ‘estava aparentemente saudável’
Parque é fechado após acidente que matou criança em Campinas
Prefeitura fecha todos os parques e praças da cidade
Pais de criança que morreu após queda de árvore, em Campinas, foram levados para UPA Anchieta
Vanderlei Duarte/EPTV
O que dizem a prefeitura e a SSP?
O g1 Campinas aguarda posição da administração municipal sobre a estrutura de segurança na Lagoa do Taquaral e o tempo que o Samu levou para deslocamento até o local do acidente.
O comandante do 1º Sub Grupamento do Corpo de Bombeiros, Luiz Fernando Marucci Bassin, explicou que o óbito da criança foi constatado no local. Ele ressaltou que a corporação foi acionada por meio do telefone 193 e chegou “rapidamente” porque há uma base próxima, junto com o Samu.
“A pancada da árvore pegou bastante a região femural e ela acabou entrando em choque hipovolêmico no local e avançou a óbito. É uma árvore bastante grande, temos muitas árvores assim no parque. É um eucalipto. A análise técnica será feita pelos órgãos competentes, mas a árvore estava aparentemente saudável, mas o solo estava muito úmido e raiz acabou se descolando”, disse.
A reportagem também espera resposta da Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-SP) sobre o tempo levado para deslocamento do Corpo de Bombeiros até a área do acidente.
‘Evitar circular em áreas com muitas árvores’
Em nota, a prefeitura afirmou que se solidariza com a família das vítimas e se colocou à disposição para prestar todo o auxílio necessário.
Além disso, o prefeito, Dário Saadi (Republicanos), pediu à população que “evite circular em áreas com muitas árvores” por conta do risco de queda.
“Por causa das chuvas constantes desde dezembro, a situação em várias partes da cidade é de solo encharcado, o que aumenta o risco de quedas de árvores”, diz o texto da administração.
Chuvas castigaram a cidade
Campinas vive uma situação de destruição por conta dos fortes temporais da última semana, especialmente na quinta, quando choveu 125 mm – a terceira maior precipitação da história da cidade.
A Defesa Civil registrou ao menos 200 quedas de árvores, pontes caíram e famílias ficaram desabrigadas. O governo municipal decretou situação de emergência.
A Pedreira do Chapadão, outro espaço de lazer do município, foi interditada na segunda-feira por conta do risco de desmoronamento de pedras provocadas pela chuva.
Morte por queda de árvore em dezembro
Em dezembro, uma árvore caiu em cima de um carro e matou o técnico em eletrônica Guilherme da Silva de Oliveira Santos. Na segunda-feira (23), o g1 obteve com exclusividade o resultado da análise, que apontou a presença de quatro fungos no vegetal, mas descartou a existência de doenças. A principal hipótese do IAC é que a queda foi causada pelo excesso de chuva.
O caso ocorreu na manhã de 28 de dezembro durante uma forte chuva. O técnico em eletrônica de 36 anos passava pela Rua General Marcondes Salgado quando foi atingido e morreu.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.

Ufficio Stampa

0 comments on “Vídeo registra gritos de mulher por socorro logo após árvore cair e matar criança na Lagoa do Taquaral, em Campinas; assista

Leave a Reply

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: